sábado, 29 de janeiro de 2022

O que aprendi tendo minha própria horta orgânica?

O que aprendi tendo minha própria horta orgânica? 

    Aprendi que primeiro é bem mais difícil de se ter qualquer tipo de planta em um ambiente controlado, pois apesar da mãe natureza ser sábia, ela é também uma cretina e aquele sua plantinha que fica super bem dentro de casa, se vc for plantar ela na terra, é bem provável que ela seja atacada por inúmeras pragas. Aqui o meu maior problema são as formigas, apesar do benefício de serem grandes decompositores e afofarem a terra, eles conseguem destruir uma parreira inteira em um único dia.             Aprendi que dá para ser auto-sustentável no manejo com suas plantas, mas que dá trabalho. Você pode compostar e existe uma variedade grande de compostagens que você pode fazer, com uma série de produtos que podem ser pegos de graça, como folhas secas, gramas secas, etc... Você pode utilizar como adubo o esterco dos mais variados animais: coelhos, galinhas, bois, codornas, etc...ou você pode usar a mamona para fazer torta de mamona, ou calcinar os restos de ossos de animais que você come no dia a dia e fazer uma bela farinha de osso. Ou ainda, você pode usar cascas de alimentos, borras de café, deixar fermentar e produzir seu próprio adubo líquido. Você pode ainda usar as cinzas de madeira como adubo, cascas de ovo como fonte de cálcio, que ajuda como adubo, mas também a não deixa o solo tão ácido. 
    Aprendi que não se pode ter muito apego às plantas, pois algumas são sazonais e vão dar seus frutos e logo depois se vão, como os tomates, que podem dar até umas 2 ou 3 colheitas no máximo ou algumas espécies de framboesas. Ou, ainda, perdas podem ocorrer pelo excesso de chuva e,logo, umidade, por ventanias, por excesso de calor (quando ficam esturricadas) ou, a hipótese que me deixa mais chateada, quando alguma praga devasta a planta, como é o caso de gafanhotos e formigas, que praticamente depenam a planta. 
    Aprendi que cansa, também, e dá trabalho, pois você tem que estar sempre cuidando das ervas daninhas para não crescerem em volta, você tem que estar atenta às doenças e pragas que a planta pode ter, você tem que adubar periodicamente, regar, às vezes, também, podar e não deixar os frutos, legumes, verduras passarem do ponto. 
     No entanto, apesar do trabalho a gente percebe a diferença do alimento orgânico quando a gente come um tomate colhido do quintal, uma cenoura, um morango, um pêssego, um pimentão, que têm um sabor completamente diferente do que a gente compra em mercado. Depois de experimentar certos alimentos, o do mercado parece insosso, todos parecem sem um doce e saber acentuado que vc tem nos alimentos orgânicos e frescos. 
    A minha mãe tem alguns pés de banabeira que já possuem alguns anos e sempre estão produzindo bananas sem nunca termos adubado, mas apenas com as jacas que caem da jaqueira ao lado e as folhas que caem da jaqueira, ela fica com o solo ao redor dela muito nutritivo e é assim que acontece na natureza normalmente. E, essa bananeira que produz banana d´água possui uma banana divina e quando um cacho está pronto pra ser retirado a gente experimenta a melhor banana que já comemos na vida e é tanta banana que dá para oferecer para várias pessoas e ainda sobra muita para fazer diversas receitas. Ano passado mesmo fizemos um recheio de banana e congelamos para usar em panquecas, pois foi uma forma de não estragar as maravilhosas bananas. 
    Eu aprendi muita coisa errando e, às vezes, errando ainda mais, pra enfim acertar ou não acertar nunca. Por exemplo, ainda estou na minha saga com as formigas. Mas o mais importante que aprendi é dar valor a quem produz orgânicos e quem produz e coloca os alimentos em nossa mesa e, o mais importante, é que quanto mais perto de quem produz o seu alimento, mais fresco ele é. Não existe maneira de transporta alimentos a grandes distâncias e por dias sem que se usem produtos que vão manter o alimento ainda fresco, por isso valorize as feiras locais de produtores locais. Frequentem os lugares onde as pessoas produzem geléias, pães, pastinhas, pois você estará incentivando o trabalho de pessoas com pequenos negócios e incentivando a outras pessoas a também a criar seus negócios. E, tudo que for mais natural, menos processado, mais caseira, sem conservantes será minimamente mais saudável do que alguns dos produtos que adquirimos no mercado. Fora que em vez de encher o rabo de dinheiro de grandes corporações, estaremos ajudando quem precisa mais, que o empresário individual, o agricultor familiar, etc.... 
    Enfim....depois de um bom tempo me aventurando por esse mundo, descobri que vou abandonar os projetos grandiosos com minhas plantações orgânicos, pois, infelizmente, não tenho tanto tempo pra me dividir em tantas tarefas que a quantidade de plantas que eu tenho aqui exigem e que demandaria pagar alguma pessoa para ajudar nos cuidados das minhas plantas, e que no momento não posso pagar. Mas tenho certeza que no final eu aprendi muito e sem sombra de dúvida no futuro voltarei a comprar alimentos orgânicos e, se possível, dos do MST, que possuem um preço, geralmente, mais acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Estou lendo o livro da Mónica Ojeda, chamado Madíbula. É um livro incrível no sentido de que, mesmo eu já tendo muitas coisas que me arrepi...